sábado, 10 de maio de 2008

Alergias

O que é uma alergia?

Uma alergia é uma resposta imunológica a uma determinada substância que se considera nociva para o próprio organismo, quando não o deveria ser. O nosso sistema imunológico possui uma memória prodigiosa, logo, assim que cataloga o inimigo, reage com rapidez a qualquer incursão que este realize, segregando anti-corpos específicos. Esta hipersensibilidade define a alergia.

Que tipos de alergias existem?

Catalogam-se três tipos de alergias: respiratórias, alimentares e dermatológicas, segundo o sistema do organismo que afectam. As alergias respiratórias são as mais comuns, incluindo a febre dos fenos ou renite alérgica sazonal, a renite alérgica perene e a asma. De qualquer forma, não se pode fazer uma divisão clara já que, por exemplo, um mesmo alimento pode estar na origem de um eczema ou dermatite atópica num bebé, e também provocar asma numa criança de 6 a 12 anos. Assim, as causas e os efeitos dos diferentes tipos de alergia estão muito interrelacionadas.
Quais são os sintomas mais comuns?

Na sua manifestação na pele: eczemas ou dermatite atópica (inflamação, rubor, ardor na boca e secura), edemas (inchaço por acumulação de água). Na sua manifestação a nível digestivo: vómitos, diarreia, dor abdominal, etc, e sobre o sistema respiratório: espirros, corrimento nasal, tosse e dificuldade respiratória.Alergia e intolerância são o mesmo?Não, mas podem confundir-se. Uma alergia é uma reacção anormal do nosso sistema imunitário ao que ele considera como um "alergeno". Uma intolerância é uma incapacidade do nosso organismo em absorver e metabolizar uma substância, sem a acção do sistema imunitário. Um exemplo clássico é o leite de vaca: pode-se ser alérgico a ele, especialmente às suas proteínas, ou pode-se ser intolerante, ou seja, não ter uma enzima que permite desdobrar um hidrato de carbono concreto, a lactose.

Liliana Gonçalves

Sem comentários: